domingo, 22 de agosto de 2010

♫♪♫, Quem tem medo do candiru, candiru, candiru? ♪♫♪

Candiru?

Não sabe nem quem, ou que é?

Mas devia, principalmente se tu "é" nativo, ou pretendente a visitante, das/às bandas da Amazônia brasileira, e curte um banho de rio.

E "mais principalmente ainda", se és guri! (Falo aqui em guri, fisicamente, os que não o são de alma, correm o mesmo perigo!)

Pois então...

O candiru, é um peixe de água doce que aterroriza geral habita o Rio Amazonas e seus afluentes (e, sabemos nós, que o R.A tem afluente pra caramba, né?!)
Trata-se, pois, o candiru de um peixe mau, muito mau carnívoro, que faz as piranhas (piranhas-peixe, certo?) ganharem status de perigo 2, por lá!
O candiru, evidentemente, não é um predador natural do homem, a comida dele (a princípio) são inocentes peixes, que tem o azar de viver perto dele.
Até aqui, estamos falando das leis da da vida, de preservação, de equilíbrio ecológico, e tals.Todas aquelas coisas que aprendemos nas aulas de biologia, no tempo do colégio.
Mas não é que o candiru, popularmente chamado de "peixe-vampiro", e mais popularmente ainda, de peixe "entrão", tem uma característica que nos "desfavorece"?

Ele é atraído pela amônia, presente na urina humana, que uma vez "detectada" pelo entrão candiru, "ativa" sua fome seu instinto de caça.
Nadando no sentido contrário ao fluxo da urina (em direção ao urinante), ele penetra se aloja no primeiro orificio que estiver disponível...

Acho que não preciso dizer quais, né ?
Esses 2 que te ocorrerram, mesmo!
Vale para meninos e meninas, mas, culturalmente, é fácil entendermos, porque as vítimas mais usuais são os rapazes, bem como que o orifício mais atacado, seja aquele que conduz à uretra, né?

Abençoadas sejam todas as nossas frescuras, mulheres!

Mas como o maldito candiru "entra"?

Segredos da natureza, e de uma coisa chamada tropismo. O normal do candiru é enfiar-se, alojar-se nas guelras, de outros peixes.

Como ele consegue atacar gente? Quem são suas vítimas?

Fácil!

Gente "tri ecológica", que inventa de, no habitat deles, tomar banho pelada, e rapazes fazendo o que habitualmente fazem, nas calçada e muros da cidade!
Para azar humano, o candiru, que pode ter até 22 cm de comprimento (meda!), tem apenas 4 milimetros de diâmetro, tem formado cilíndrico, e constituição oleosa e escorregadia, facilitadora da "entrada", compreendes?
Pra a coisa virar filme de terror mesmo, uma última característica do "maledeto": ele tem "efeito guarda chuva", assim que entra, se abre, firmando-se no "local", com espinhos!
"Instalado", começa a comer a carne disponível...
Só sai, via cirurgia endoscópica.
Sim!
O cidadão "habitado" pelo candiru, ainda receberá a visita do endoscópio-pinça-câmera (TEC PIX), ocupando o mesmo, e  reduzidíssimo espaço.

A FOTO

UM CASE (case pros médicos, né? pro cara, o pior dos pesadelos!)

"Paciente de 23 anos, sexo masculino, procurou o serviço de urgência com extrema dificuldade para urinar, e sangramento pela uretra, com história de que há 3 dias sofrera um ataque por um peixe da região amazônica conhecido pelo nome de candiru, e que o mesmo havia penetrado em sua uretra, quando estava urinando dentro do rio. Relatava que tentou segurá-lo, mas era muito liso e parecia ser de pequeno tamanho."

Vi este caso naquele "Mito ou Verdade?" do NAT GEO.

E não era mito!


A vítima foi atacada no interior do Pará, e só três dias após, operada em Belém.
O médico, Dr Anoar Samad, que operou o "pobre" rapaz tem, como prova, o vídeo da cirurgia, e o maldoso candiru, guardado num vidro.


Srta fala mal do candiru mau, e mostra o vídeo da cirurgia.
Pra mim, a coisa fica mais compreensível, a partir dos 3 min e 30 s, quando fica clara, a "luta" da pinça endoscópica para "capturar" o candiru!

Pensamento do dia: "cuidai, onde mijai" ☻ hehehehe

O VÍDEO

9 comentários:

Jane disse...

Querida amiga, priemiro seu blog está LINDO !!!
Parabéns !
Segundo este tal de candiru parece um político... entra e não quer sair...como luta para não sair, o infeliz!!!
rsrrsrs
bjk

Marise disse...

Srta, eu conhecia o peixe, vi em alguma série médica, não lembro se em House ou outra, mas vi. Este vídeo, eu fiquei um tempo pensando, vejo, não vejo, vejo e claro, vi, vi dragão lá dentro! Um horror! Que medo! NUnca mais faço xixi nem no vaso sanitário, vou começar a transpirar feito doida pra não mijar, kkkkkk.

disse...

Jane
Qd comecei a ler achei q fosse, justamente isso, piada de políticos!kkkk...

Credooooooooooooo!

Anônimo disse...

Sra.Beltrana,tô pasma! Nunca,ouvi falar de tal ser. Como é bom visitar alguns blogues e aprender. Fora, que seu texto...é muito bem humorado. Como o comentário da Jane,tb. kkkkkkk
Grande beijo.
Tereza.

Angel disse...

Oi Bel
Obrigada pela visita...
Podes me visitar também no blog geográfico:

http://geovideossucodelaranja.blogspot.com/

Olha menina... que horror???
Dizem por aí que as vezes não é muito bom ter nascido mulher pois mulher menstrua, mulher isso, mulher aquilo e por aí vai..
Pois nesse episódio, estou feliz por ser mulher, já que o bichinho pega facilmente mais os guris...
Minha vingança será maligna...
Puxa que cruel que fui agora...
Brincadeirinha... Tenho meu querido marido e os meus de maior e de menor e não vivo sem eles e não vou querer esse bichinho que tem um nome que termina com u entrar em qualquer lugar neles...
Mas como minha cidade tem nove minúsculos rios e todos poluídos, principalmente com carvão... Ah!!! Por aqui isso vai ser dificil de acontecer...
Bjus

Adorei o artigo...

lucydocamarote disse...

Aiiiiiiiiiiiiii

Srta, que horror!!
já tinha ouvido falar do tal bichinho, quando menina; visitando a cidade Natal do meu pai, em Minas! a gurizada por lá; diz que ele entra no "fazedô de xixi", mas que entra "noutros buracos" também!!! kkkkkk
Que meda, que risco eu corri, pois na ocasião; ainda menina, tomava banho no tal riachinho "in natura"!!! kkkkkkkk, e naõ acreditei que o tal existisse....que fosse apenas "causo de mineirim".
Depois disso acredito já ter visto também matéria no National Geografic; no House, sei lá onde!!
Mas este vídeo, foi de lascar!! hahaha, mandando link pra minha "homarada toda" (marido e filhos e sobrinhos!!)!!!!
que tem mania de pescar por ai....

Beijoooooo! fica com Deus!
Lucy

BECA disse...

Hahaha, morri de rir com esta história, mas juro, não tive curiosidade de assistir o vídeo, pulei esta parte,

bjs

disse...

Passando só pra deixar bjinnnns!!!

Anônimo disse...

lucy num tem vantagem alguma em ser mulher nesse caso o bixo pega + em homem pelo abto porko de urinar embaixo d'agua ja mulher é + cuidadosa tem + frescura a uretra da mulher é bem desprotegida tb ae vai do abto de ambos vale ae a dica se esses caras fose um pouco + cuidadosos isso raramente aconteceria + homem é fods =/ por isso os casos são raros em mulheres e podia ser raro pra ambos !!