terça-feira, 24 de novembro de 2009

ATÉ QUE PONTO VC ASSINA O QUE ESCREVE???


A NETBBB, bem como suas extensões naturais, tais como orkut e TT, principalmente, vivem um intenso momento de "interação" de torcedores pró e contra participantes do último BBB.

Sistemas de comentários dos blogs, e o TT tb, abrigam discussões acaloradas, e por por muitas vezes, insanas e sem limites d qq espécie.

É um verdadeiro vale tudo verbal e visual (não podemos esquecer das imagens, montagems e fotos não autorizadas divulgadas sem preocupação alguma com o sentimento e moral alheia..)

Parece um duelo travado em TERRA DE NINGUÉM...

É...PARECE MESMO, MAS NÃO É! A "ARENA" TEM DONO, SIM!

O dono do espaço, é reponsável não apenas pelo que ele mesmo publica, como pelo que ele deixa que lá permaneça à disposição dos visitantes...

E basta que permaneça apenas o tempo para um print, por quem se sentiu ofendido, ou pelos mal intencionados de plantão, que elevarão o âmbito da ofensa a níveis incalculáveis...

E quanto maior o prejuízo provado pelo ofendido, maior será a severidade da punição...

Já contei aqui mesmo no blog, que uma blogueira da NET BBB, não apenas conseguiu  o fechamento de um famoso e muito frequentado Blog, como é credora de quantia de 40 mil reais devida por um outro blogueiro.

O crime dos dois blogueiros?

Ofensas claras e diretas à pessoa da blogueira, postados por comentaristas amigos! (No caso da indenização financeira, a que me referi, o comentarista-todo-poderoso-e-sem-limites publicou: NOME, FOTO, e se não me falta a memória, o ENDEREÇO, da blogueira que moveu a ação judicial)

Nos sistemas de comentários dos blogs, e TTs além das ofensas sem sentido, são comuns tb juras de amor e amizade aos ADMs dos blogs e entre comentaristas...

Quero quer, alias creio, que sejam reais!

E se são mesmo reais esses sentimentos positivos que vemos por aí declarados, como vc, que não pensa no escreve, se sentiria caso fosse responsável por colocar Nó, Bengala, Equipe do WLF, Bruna e até a própria Fran , numa saia justa do tipo processo judicial??? (citei esses Blogs pq são os que leio, e nos quais às vezes, almas atormentadas "baixam" para falar m*rda!)

Sei que muitos estão com "as unhas crescidas", pois se sentem protegidos por seu anonimato!

Mas saibam!  Não é o "besta" que se excede, que paga pela ofensa, calúnia, ou prejuízo à vida pessoal ou profissional do agredido!

É O BLOGUEIRO!!!

Memo aqueles, que, como eu, usam um nick para postar, não estão protegidos pelo anonimato!

Sob o manto do anonimato, vemos muita bravata, muita autenticidade, muito "falo o que penso"... Muita gargalhada debochada e despreocupada...

Mas quantos dos anônimos que plantam calúnias, distorcem declarações, vomitam suas verdades e maledicência, se apresentariam aos blogueiros com nome e CPF, para assumir o que falaram, perante um juiz?

QUANTOS?

Façam suas apostas !!!

Pois é...

Eu sou só mais um nick opinante por aqui! Pq dar grande valor a esse alerta, né? Continuem lendo, e saberão! Ah... e antes de prosseguirem com a leitura...


Antes de pensarem que este post é uma indireta pra alguém, creiam,  a "inspiração" para o post, foi A MATÉRIA DO G1! :)

(Ainda farei um post sob ler mais do q está escrito...)

Então... ao fato!

"Por conta do comentário de um internauta em seu blog, o estudante de jornalismo Emílio Moreno da Silva Neto, de 33 anos, morador de Fortaleza (CE), foi condenado pela Justiça cearense no mês de julho a pagar uma indenização de R$ 16 mil.
[...]
O caso começou em março do ano passado, quando o universitário repercutiu em seu blog uma briga entre dois estudantes do Colégio Santa Cecília, na capital cearense.

No comentário, um internauta insultou a diretora, uma freira chamada Eulália Maria Wanderley de Lima, e criticou sua atuação na intermediação da briga dos estudantes.
 No segundo semestre do ano passado, a diretora da escola abriu uma ação por danos morais contra o blogueiro.
 [...]
O estudante afirma que não tem bens para serem penhorados e alega que tentou resolver o caso "amigavelmente". "O que eu realmente lamento é que não tenha havido um diálogo mais tranquilo, sem que houvesse a necessidade de uma ação na Justiça. Ofereci direito de resposta, apaguei de imediato o comentário. Enfim, acho que tudo isso é fruto de um grande equívoco. Lamento realmente."

FONTE: G1 www.globo.com

P.S importante: em bate papo no TT sobre asse assunto, @_AGENTES_ contribui que já uma súmula de nº 403 do STJ regulçamentando a matéria (danos morais por ofensa virtual). Importante saber!

11 comentários:

Anônimo disse...

nossa, eu estudei a minha vida toda no Santa Cecília e nunca soube nada disso! Olha, tem muita gente que realmente nao tem o que fazer no entanto garanto para voces que essa diretora nao faz mal a seu ninguém! pelo contrario, eu ja sai a 6 anos do colegio e ela ainda me reconhece, chama voce pelo nome, sabe da sua historia! E olha que o colégio tem muita gente!
e vcs sabem também que existe muita inveja por esse mundo ne, oww sentimento horroroso!!
temos eh que fazer o benhe sempre, cuidar de nossas vidas poque AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA!!
trabalho no hospital, somos somente: um lencol enrolado com 1 pedaco de papel em cima... eh o que somos, ou seja: NADA, carcaça nao eh nada interessa eh o que somos por dentro
adoro o blog de vcs e amooo a fran mas fico aqui na ¨moita¨ porque vida de fisiot nao eh mole...
bjinhos
Lia - Fortaleza CE

Anônimo disse...

nossa, eu estudei a minha vida toda no Santa Cecília e nunca soube nada disso! Olha, tem muita gente que realmente nao tem o que fazer no entanto garanto para voces que essa diretora nao faz mal a seu ninguém! pelo contrario, eu ja sai a 6 anos do colegio e ela ainda me reconhece, chama voce pelo nome, sabe da sua historia! E olha que o colégio tem muita gente!
e vcs sabem também que existe muita inveja por esse mundo ne, oww sentimento horroroso!!
temos eh que fazer o benhe sempre, cuidar de nossas vidas poque AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA!!
trabalho no hospital, somos somente: um lencol enrolado com 1 pedaco de papel em cima... eh o que somos, ou seja: NADA, carcaça nao eh nada interessa eh o que somos por dentro
adoro o blog de vcs e amooo a fran mas fico aqui na ¨moita¨ porque vida de fisiot nao eh mole...
bjinhos
Lia - Fortaleza CE

M disse...

O caso é que de uns "BBBs para cá " a NET está ficando cada vez mais violenta.Durante o programa ter opinião diferente é quase crime, mas é depois que as coisas ficam fora de controle. É a primeira vez que acompanho (e me envolvo) um pós BBB... Primeira e espero que ultima...

Smile Fran disse...

Te linkei viu flor!!!!!!


bjkass


pS: vc é muito sabidaaaaaa!!!!!hehheh

Deborah Netto (Nettinha) disse...

Pois é querido Blog, acredito que toda má ação implica em uma reação, mesmo que não seja judicial! Não sou a favor sequer de trocadilhos com nomes, como muitos fazem no Twitter, dando inclusive RT em mensagens ofensivas! Para que isso me explica? Por que para elevarmos nossos ídolos precisamos avacalhar seres humanos? Por mais errados que estejam eles são humanos, fazer uma paródia, uma crítica, uma brincadeira eu até admito...mas infelizmente a Net virou Faroeste. è tiro e alfinetadas para tudo que é lado. Inclusive pessoas de nossas relações reais...complicado!
Acho que nao precisamos moderar os blogs por medo de punições, mas por principios e educação...
Um beijo!!
Adoro vir aqui deixar minha opinião...te considero muito!
bjks
Nettinha

.Ana C. disse...

Sabe qual é ainda a grande questão desses valentes virtuais? A falta de uma legislação severa e que realmente seja aplicada. Nosso Codigo Penal é de 1940 e precisa ser revisto urgentemente. Se os congressistas parassem de tanto blablabla e resolvessem uma questão deste porte, muita coisa seria resolvida. Só quero ver no próximo ano com eleição presidencial e a internet à toda, se não arranjarão um jeito de regulamentar a punição para os ofensores.

Quem se sentir ofendido não deixe de exercitar seu direito. Procure uma delegacia real ou virtual e tente punir o "agressor" por que respeito é importante em qualquer aspecto da vida, inclusive na virtual.

Beijão Bel, vou te dar trabalho também..rs

Norminha99 at the doubler disse...

Vc há de acreditar em mim. É a terceira vez que eu acerto em um pensamento. Antes de vir para cá, vi quase da metade de um blog que,te comentei ontem, são anônimos. Aqui mesmo tem um. O que se diz, se é consciente, porque não mostrar a cara. Por que não assumir o que se diz? Ser anônimo, já é motivo suficiente para se descartar sem maiores exclarecimento, tenham boas ou más intensões. Existe, um site de twitter anônimo, que se cria, se pessoas as ouviram. É certo que estão ocorrendo processos sim, o alerta de nossa amiga, é muito válido. Eu estou atenta a isso. Querreira, vou jogar na loto sim. ÓTIMO TEMA. Muito apropriado, e parabéns....minha outra kkkk alma gêmea. Beijocas.

TRISTÃO disse...

Depois de alguns Bons dias, boas noites e follows no twitter, cheguei aqui. O comportamento das possiveis vitimas também conta ! Ficam se expondo em excesso, em atitude provocativa; irritando os outros gratuitamente. Dai para atrair maledicencias é rapido. Seu blog é muito legal, você é muito querida e sempres será um sucesso ! Quem sabe um dia você nos revele um pouco mais de você. Beijos
Paulo

Graci ♥ WLF disse...

Amigas fãs da Fran te todo o Brasil e de fora do Brasil também, pois a final o Fã Clube da Fran é muito chique!

Estamos entrando na reta final da campanha do presente de natal para Fran.Nossa meta é a realizar o sonho da Fran, todos sabem qual é, já arrecadamos uma boa quantia, mas para que o sonho se torne realidade precisamos de mais colaboradores.
Lembrando que não existe quantia estipulada, o que importa é cada um contribuir com o que pode!

Não podemos é ficar de fora dessa que será uma grande festa.

Quem quiser participar, mande um email para: totalmentefranfofura@gmail.com

E todo mundo que participar, poderá mandar sua foto, com o nome, e uma mensagem para Fran!
A nossa querida Malu, está providenciando o vídeo!

Já pensou a Fran vai poder conhecer os rostinhos de suas fãs de todos os cantinhos desse mundo!

Quem ainda não participou, não deixe de participar, pois esse não é mais um sonho só da Fran é nosso também


Para quem quer mandar a foto e a mensagem para o Dvd dos que estão participando da promoção:


Seguinte:
A Liane pediu para quem for fazer a doação para o presente de Natal da Fran, pode já enviar a foto com uma frase pequena para constar no vídeo que a Malu vai fazer, pois ela tem até dia 02 de dezembro para terminar e tem pessoas que irão fazer o depósito após o dia 02 de dezembro, esperando o décimo terceiro.
E-mail da Malu: luciacassia45@yahoo.com.br e no quesito assunto coloquem: "Malu, você sabe o que é!"
Obrigada!

Graci ♥ WLF disse...

Amigas fãs da Fran te todo o Brasil e de fora do Brasil também, pois a final o Fã Clube da Fran é muito chique!

Estamos entrando na reta final da campanha do presente de natal para Fran.Nossa meta é a realizar o sonho da Fran, todos sabem qual é, já arrecadamos uma boa quantia, mas para que o sonho se torne realidade precisamos de mais colaboradores.
Lembrando que não existe quantia estipulada, o que importa é cada um contribuir com o que pode!

Não podemos é ficar de fora dessa que será uma grande festa.

Quem quiser participar, mande um email para: totalmentefranfofura@gmail.com

E todo mundo que participar, poderá mandar sua foto, com o nome, e uma mensagem para Fran!
A nossa querida Malu, está providenciando o vídeo!

Já pensou a Fran vai poder conhecer os rostinhos de suas fãs de todos os cantinhos desse mundo!

Quem ainda não participou, não deixe de participar, pois esse não é mais um sonho só da Fran é nosso também


Para quem quer mandar a foto e a mensagem para o Dvd dos que estão participando da promoção:


Seguinte:
A Liane pediu para quem for fazer a doação para o presente de Natal da Fran, pode já enviar a foto com uma frase pequena para constar no vídeo que a Malu vai fazer, pois ela tem até dia 02 de dezembro para terminar e tem pessoas que irão fazer o depósito após o dia 02 de dezembro, esperando o décimo terceiro.
E-mail da Malu: luciacassia45@yahoo.com.br e no quesito assunto coloquem: "Malu, você sabe o que é!"
Obrigada!

Norminha99 at the doubler disse...

Olá! Vamos botar esses dedinhos pra funcionar? Que mais, quero mais......Beijão.