sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sobre a Veja, escâdalos & Erenice Guerra, pergunto: alguém lembra de Ibsen Pinheiro???

Nada sei de fato, sobre a inocência, ou culpa de Erenice Guerra.

Mas, sei da culpa da VEJA, na mentirosa "denúncia", que ferrou com a vida do então Deputado Federal, pelo RGS, Ibsen Pinheiro.
Ibsen,sobressaiu-se no cenário nacional por sua atuação no processo de Impeachmentt de Collor.
Tornou-se nacionalmente conhecido, e considerado como  um "presidenciável", por setores de seu partido, o PMDB, ferindo, como sempre que uma nova liderança desponta, egos daqueles que se julgam mais preparados...
É ...em todo partido tem!
E os "mais preparados" estão preparados pra tudo....
(Só pra constar, nunca votei em candidato algum do PMDB!)
A CAPA  que destruiu um inocente!


O JORNALISMO "INVESTIGATIVO"...da revista VEJA

O nome de Ibsen Pinheiro emergiu, repentinamente, associado à máfia de anões, escândalo da época, em 1993,  via furo de reportagem da VEJA....
COMO?
O primeiro "documento-prova", revelado pela VEJA, para incriminar I.P, era um cheque do ex-deputado & anão, Genebaldo Correia, depositado, em sua conta bancária...

A JUSTIFICATIVA DO ACUSADO  
A assessoria de Ibsen declarou, que o "depósito-prova de corrupção", apresentada por VEJA referia-se à venda de um carro por Ibsen, para o "anão".
O valor do documento bancário (cheque) era compatível com essa transação (valor do carro), e o carro, de fato, fora transferido de um para outro — mas a obviedade do álibi não aplacou a ânsia de apuração jornalística sobre o fato.
O segundo documento divulgado para estabelecer um elo entre o ex-presidente da Câmara e a Máfia dos Anões do Orçamento, era uma fotografia tirada durante um jantar em uma ilha grega — mostrava Ibsen acompanhado por cinco dos sete anões do Orçamento. 
Creio eu, Srta Beltrana, que  o embasamento da nova denúncia era "diga-me com quem andas, eu te direi quem és" , e prova era...A FOTO!
Pra que mais?
O GOLPE MORTAL, relatado pelo "jornalista" responsável pela "denúncia-bomba!"
"Numa sexta-feira de novembro  de 1993 um assessor parlamentar, lotado na Subcomissão de Investigação Bancária da CPI do Orçamento, entrou na sucursal brasiliense de Veja, onde a edição semanal estava sendo finalizada SEM CAPA BOMBA! . 
O tal assessor parlamentar , participante da CPI do orçamento & fonte da Veja, revelou ao repórter: 
“Pegamos Ibsen!".
Em seguida, exibiu sete boletos de depósitos bancários, com o valor contabilizado em dólar, que,  provavam a transferência de 1 milhão de dólares de uma conta bancária de Ibsen Pinheiro de uma agência da Caixa Econômica para uma agência do Banrisul. “
Ele não tem salário para ter tanto dinheiro. Isso é a prova da corrupção”, asseverou o assessor, membro da CPI e fonte da VEJA!

Irresponsável, mas maravilhado com a possibilidade de cravar um furo na edição de Veja do fim de semana seguinte, embarquei na versão, e na dolarização
Não chequei as informações. 
Comuniquei aos editores, em São Paulo, que estava mudando o tom da reportagem, que e que tínhamos uma CAPA BOMBA!
Liguei para o ex-presidente da Câmara, Ibsen, — afinal, ouvir o outro lado é praxe muitas vezes cumprida com burocracia. 
Ele me negou a história, negou-me os depósitos e os valores, mas eu preferi acreditar nos documentos que tinha em mãos — afinal, registrar o outro lado burocraticamente, sem checar, também é praxe no jornalismo.
Escrevi o texto, e enviei os documentos bancários por fax para São Paulo. 
Na manhã seguinte, sábado, pouco antes das 8 horas fui acordado por toques insistentes da campainha do apartamento onde morava.
Era Silvânia Dal Bosco, colega na redação de Veja.
“O Paulo Moreira quer falar com você.
Deu um problema grave lá em São Paulo... na edição  
Liguei para Paulo Moreira, então editor-executivo de Veja. 
Tenso, Paulo disse-me que Adam Sun, na condição de chefe da equipe de checagem da revista, descobrira um "erro" nos cáculos, que a fonte fizera aos tranformar as transferências bancárias de Ibsen entre a Caixa e o Banrisul, em dólar!
"A soma dos valores transferidos não dá 1 milhão de dólares. Dá 1 mil dólares”
Eu gelei. “Paulo, tem jeito?”, perguntei.
Não”, cravou-me ele, friamente. “Já rodamos 1 milhão e 200 mil capas. E jogar fora 1 milhão e 200 mil capas é um prejuízo impagável. 
Podemos, ainda, mexer no texto dentro da revista — mas isso vai atrasar a remessa para o Rio de Janeiro e para o interior de São Paulo”, advertiu-me ele. “
Vê se consegue, em 10 minutos, alguém para sustentar em on (confirmar) essa dolarização de 1 milhão de dólares”, sugeriu.
Não pensei em Ibsen Pinheiro, ou na injustiça que estava ajudando a dar curso com aquela reportagem calçada em uma falsa prova

Pensei em mim, no meu emprego, em como salvar uma reportagem fadada a produzir uma tragédia. 
Telefonei para o presidente da CPI do PC, o então deputado Benito Gama, e consegui Narrei-lhe o ocorrido. 
Ele tinha conhecimento da versão acerca dos tais depósitos de 1 milhão de dólares. “Não há chance de isso estar errado. É 1 milhão de dólares, e Ibsen terá de responder por isso”, asseverou Benito.
Deputado, isso é on (ou seja, no jargão jornalístico, eu perguntava se a informação podia ser publicada assinalando-se a sua origem)?
Olhe que a reportagem de Veja, que está errada, vai se respaldarr nesse seu on”, perguntei mais uma vez. “
É on!  Agora, deixe-me fazer o meu cooper”, tranqüilizou-me Benito. 
Passei a frase por telefone a Paulo Moreira, que incluiu, a informação do nobre colega Benito", e a Veja circulou com  sua CAPA BOMBA!
Foi uma tragédia pessoal para Ibsen Pinheiro

Ele não me procurou nos 10 dias seguintes. “Não tinha coragem de querer saber o porquê de terem dado curso àquela mentira.
E logo um repórter com o qual eu tinha excelente relação” disse-me anos depois.
O texto de Veja repercutiu nos jornais por dois dias, o cálculo dos depóstios transformados para dólar, foram  corrigidos pela CPI na semana seguinte.
Mas Ibsen fora arrastado definitivamente para o centro das investigações
Seus advogados de defesa contrataram uma auditoria da Trevisan & Associados para esquadrinhar todos os ingressos e todas as saídas de suas contas bancárias no período de cinco anos. 
Nenhuma movimentação financeira anormal foi detectada, mas a CPI desconheceu tal auditoria, argumentando, que não a pedira, nem a fiscalizara.
 Ibsen foi cassado!
Teve sua imagem pública arrasada, foi de presidenicável a corrupto "num piscar de olhos".
Voltou para Porto Alegre, retomou sua vida profissional, como promotor público, dizendo-se, apenas, "em paz com sua consciência"!
Essa declaração, rendeu muito deboche aos jabores da vida... 
(Ontem ele tripudiou nos protestos de inocência de Erenice...)
O tempo passou,e o  algoz de Ibsen autor da reportagem,  teve a cara dura de procurá-lo, no ano 2000 em casa, para uma entrevista.
Ouviu de Ibsen a reiteração de consciência limpa, e firme decisão de não morrer enquanto a verdade não aparecesse.
Tardiamente envergonhado de seu papel na injusta destruição da imagem, e vida pública de Ibsen Pinheiro, sentado na sala da casa "daquela capa bomba de 1993", o repórter Luiz Costa Pinto, resolveu enfim  (clap clap clap pra ele!!!) que chegara a hora de resgatar a "verdade".
Fez isso, concedendo entrevista à concorrente, Isto é!, que reproduzi dele, resumidamente, acima.

Ibsen foi redimido por esta capa? Te sentirias, pós tal injustiça redimido(a)? Por esta capa? hahahaha Só rindo, né?

Este post não é PRÓ Erenice Guerra, nem PRÒ Ibsen, mas ANTI REVISTA VEJA, e seus métodos expúrios de publicação de grandes furos (furados!) de jornalísticos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Beltrana, como me identifico com o que vc escreve. Muito bom mais uma vez...perfeito!
Bjs.
Tereza

BECA disse...

Concordo com você, faz tempo que não dou muita importância para a revista Veja, e a história do Ibsen mostra bem isso.
BJs Bel!!

disse...

Srta

Deixei meu comentário no anterior, se bem que ambos os posts estão um primor...

Assim, como tu, não me deixo levar por qualquer discurso...

Viro MULA. Empaco e além disso,ainda mantenho meus 20 pés atrás, rs...

Mas que é triste assistir isso, é!

Bjssssssss

Sergio Dias disse...

Engraçado,tive a mesme idéia que você. Fui pesquisar na web e encontrei seu post. Vou reproduzi-lo no meu blog: www.pelenegra.blogspot.com